Pluralidade dos mundos???

Written by Keninha on terça-feira, janeiro 27, 2009 at 13:10:00

O texto que vou postar não é inédito. Foi escrito em novembro do ano passado e colocado no Fanzine Engenho das Letras, um tipo de revista, feito por mim e pela Isa como trabalho da faculdade.
O tema pluralidade dos mundos trata dos mundo real e dos mundos fictícios, criados na literatura. Por outro lado, acredito que realmente existam outros mundos tão reais quanto o nosso e que realmente existe vida em outras planetas, mas no momento não falarei sobre o assunto, esperemos por um dia com mais tempo...


Stephen King nos faz viajar através de nossa imaginação. Então, porque não aprofundar essa viagem com uma bela divagação?

Stephen King, juntamente com Peter Straub, outro grande autor de suspense, criou duas obras que tratam de viagens entre mundos diferentes.
Isso mesmo, a personagem principal viajava por dois mundos: um mundo, digamos, real e outro chamado Territórios, que era um mundo paralelo ao nosso, bastando para essa viagem apenas um pouco de concentração.
Após ler essas histórias fiquei pensando em como seria fazer uma viagem desse tipo, e cheguei a conclusão de que fazemos isso a toda hora e de forma inconsciente muitas vezes! Como? Oras, através das leituras que fazemos, dos filmes que assistimos e também através dos sonhos. Entendeu? Não?
Eu explico: quando lemos um livro viramos um personagem que, juntamente com os outros, passará por diversas situações, sentirá emoções variadas, sendo essas às vezes diferentes daquelas que os outros personagens estão sentindo, conhecemos lugares do mundo todo e ainda outros que foram criados pelos autores para aquela história, e o melhor, estes lugares, apesar de descritos nas histórias, ficam do jeito que queremos.
Nos filmes acontece um pouco diferente, porque já temos ali a imagem pronta dos lugares, mas acabamos “entrando” no filme e passando por tudo aquilo que os personagens vivem. Duvida? Tenho certeza que você já ficou muito bravo com um amigo que te ligou quando um filme tava na metade, porque quando você voltou pra sala se sentiu perdido na historia, mesmo tendo dado pausa...
Já os sonhos são os melhores, pelo menos em minha opinião, porque neles vamos a todos os lugares reais, mesmo aos que conhecemos só de fotos pela internet, e damos a eles as características que queremos, deixando-os com a nossa cara!
Mas criar é melhor ainda que apenas sonhar com o existente, porque podemos pegar características de todos os lugares que conhecemos e juntar, fazendo um só e ainda podemos dar o nome que quisermos a ele (já pensou que chique Kênia’s city? Hehe).
King e Straub não foram os primeiros nem serão os últimos a criarem mundo diferentes, para não citar muitos, ficamos com Jonathan Swift que criou Lilliput e Brobdingnag em seu livro As Viagens de Gulliver, e Manoel Bandeira, que nos faz querer fugir para Pasargada quando a descreve no poema Vou me embora pra Pasargada.
Agora, aproveite as oportunidades e viaje com as leituras, assim quem sabe um dia você não cria um mundo e resolve compartilhar com todos nós?


*Para conhecer mais sobre os Territórios leia “O Talismã” e “A Casa Negra” de Stephen King e Peter Straub.

0 Responses to "Pluralidade dos mundos???"

Páginas

About the author

This is the area where you will put in information about who you are, your experience blogging, and what your blog is about. You aren't limited, however, to just putting a biography. You can put whatever you please.

 
Me, myself and I © 2008 | Blogger Templates